2009-12-28

Natal na minha terra



Pois há 15 anos que se repete o ritual..quando chega esta altura lá vou eu de malas aviadas para terras do norte onde o Natal é passado em família. Talvez por isso, a musica "I driving home for Christmas" continua a ser a minha preferida! Porque sei que neste cantinho do norte os mimos com que sou presenteada por toda a família são os maiores presentes que posso ter.
Este ano, é uma vergonha mas é uma realidade, apesar de ir na 8ª edição, pela 1ª vez visitei os a aldeia dos presépios em Garfe, cerca de 6km da minha terra.
"Desde 2002 que a população dos diversos lugares daquela freguesia presenteia os visitantes com verdadeiras obras de arte, esmerando-se por aperfeiçoar cada presépio, que conjuga particularidades da vida do Minho e do campo com os motes tradicionais da celebração do Natal. Dinâmicos os estáticos, em miniaturas ou tamanho quase real, estes Presépios são verdadeiros conjuntos artísticos, realizados dos mais diversos materiais, que devolvem a bela tradição desta quadra e que encerram horas e horas de trabalho dos habitantes da freguesia".
Na véspera de natal, enquanto alguém tratava do jantar e seguindo a sugestão da minha prima Rosa Maria de visitar os mesmos à noite, lá fui eu acompanhada do meu pai, percorrer esta freguesia... não visitamos os 15 presépios mas só 8-9, aqui ficam algumas fotos... para quem mora perto....vale a pena visitar! Para quem mora longe, um pretexto para se deslocar e visitar!!!