2007-06-05

Vencer o medo de ter medo

Ontem era quase meia-noite quando recebi a feliz noticia: “ Nasceu o António Pedro”. E assim com a felicidade de ter mais um sobrinho torto surgiu um turbilhão de memórias e nem sempre agradáveis.
O António é o 3º filho dum casal (M. e M.), amigo dos tempos de faculdade. Casal este que penso deve ser exemplo para muita gente…
Estes pais, já foram surpreendidos pela vida, quando esta lhe arrancou para o mundo dos sonos profundos a Bia. Ela foi levada aos 7 meses por algo que pensamos e não acreditamos que seja possível: Morte súbita. Descobrimos então que esta ainda consegue ser uma das maiores causas de morte de bebés até ao 1º ano de vida.
No entanto, por mais que a dor tenha sido forte, a revolta da perda enorme, M. e M. não se deram por vencidos…enfrentaram algo que é acto de coragem…deixar de ter medo do medo de perder, e há 4 anos o Eduardo nasceu….
Enfrentaram a realidade que o passado existe, as suas memorias nunca serão apagadas, a dor da perda deixa as magoas profundas mas viver desses pensamentos não serve para nada!!!
Para quê pensar no pior??? No entanto sabemos que no 1º ano de vida…um bebé passa grande parte da sua vida a dormir…e que a morte súbita surge em segundos…
Estes amigos para mim são um exemplo a reter: não serve ter medo, muito menos viver com medo…medo de perder, medo que tudo surja de novo, há sim que deixar de ter medo do medo….senão sufocamos. Sei que esta atitude perante a vida demorou um pouco a ser tomada mas ontem mais uma vez, o António veio para por a prova esta teoria…
Quantas vezes por dia acabamos por ter pensamentos deste género:
- não vou arriscar porque da ultima vez não deu certo
- não vou fazer porque nunca resulta

Por isso, atitude perante a vida deve ser sempre “hoje é um novo dia”… vive-lo com referências ao passado só se forem para ver esse dia do lado do “copo meio cheio”…mas essencialmente pensar que há sempre uma primeira vez na vida...essencialmente para as coisas boas e que estas também se repetem...
Eu penso que já aprendi um pouco a viver assim...ainda falta para ser perfeito...mas já diz o ditado "quem tem medo compra um cão" e eu não tenho cão pois não???

3 bocas:

Anónimo disse...

Parabens aos papás!! São um exemplo que muita gente deveria seguir!!

Muitas Felicidades ao Antonio Pedro pela vida fora!!

Para ti,parabens tambem tia torta!!

P disse...

Bom....
estava a olhar para o ecran do computador...a minha cabeça num turbilhão porque quero escrever tudo o que estou a pensar mas é dificil do fazer. Resumindo acho que quero dar os parabens ao pais do António Pedro por serem um exemplo de coragem e muitas felicidades ao bebé.
Para ti, tia Ni, parabens :-))))

Ni disse...

Porque será que eu sei que em Novembro quando for novamente tia torta, tu também vais estar de Parabens??? hehehe