2009-09-24

Vindimas 2009 - GRADE

Este fim de semana fui para a terra da minha avó materna vindimar, isto é no Peso da Régua. Sendo eu bisneta dum “sarreiro” que para quem não sabe nesta zona no inicio do século 20 era uma profissão muito frequente consistindo na recolha, compra e venda do sarro das vasilhas do vinho, quando digo que fui vindimar para esta zona até parece que fui para alguma quinta de família…nada disso…que eu saiba nunca constou existir alguma propriedade na lista das heranças nesta bela zona do país….Fui para a quinta do Eido em Rio Bom, propriedade da minha amiga Milai onde se produz seu vinho “GRADE” que já aqui publicitei neste blog. Ligada à tradição, talvez por isso o vinho é tão bom, as vindimas do GRADE são vinhas velhas onde os amigos… ex-colegas de faculdade e colegas de trabalho são presenças assíduas para apanha da uva que vai dar este néctar que há de ser recordado futuramente pelo melhor vinho do Douro do século XXI….

O dia começou muito bem, após uma sexta-feira chuvosa, onde o Outono ameaçava começar mais cedo, fomos brindados com um sol radioso a iluminar os vales do Douro… Afinal ainda é verão! À nossa chegada ao Peso da Regua, sente-se o ambiente e cheiro a vindimas mal saímos da auto-estrada … cruzamos varias pessoas com ar atarefado de quem anda a trabalhar num sabádo de manha mas com ar de festa, ora um tractor carregado de uvas…

Aqui ficam o registo das paisagens e momentos vividos neste dia!!!


Não esquecer os momentos principais do dia:

· “Balde cheio” era o grito de guerra !!!

· Quem diria que eu as 11h30 da manhã comesse Bacalhau frito com broa e um copo de vinho branco??? Há pois …e a sopa de cebola a seguir…fantástica!!!! Lanche da manhã que nem verdadeiros agricultores!!!

· Almoço…. feijoada com tripa para dar muita força e muitos …(trabalhamos ao ar livre…não há problemas)!!! para as crianças há frango assado (os mais esquisitos também aproveitam a deixa)!!! Conversa animada…Pioneiros da U.M. é um dos temas que vêm à baila…não fosse uma grande maioria frequentadores desta nova rede social…que nos faz recordar que se não fosse a UM muitos de nós nunca se tinham cruzado. Claro que acompanhado com “GRADE - 2007” , alguns dos presentes tiveram nesta vindima e nessa altura ainda houve o “pisar uvas”,esse processo manual ou melhor pedonal não vai existir este ano.

· Quando a conversa estava numa de dizer mal da ministra da educação já que uma percentagem significativa dos presentes era professor de profissão, pergunta alguém: “Mas então são todos professores” surge a resposta com o ar mais serio do mundo “Eu não, eu trabalho!!!”… da fama de “boa vida ”os professores nunca se hão de livrar…J

· A alegria dos miúdos em participarem... acredito que a maioria deve ter caído na cama e não houve tempo para contar qualquer história...

· “Terminou” palavra magica no final do dia após 180 caixas de uvas recolhidas !

· Fim de tarde …o sol a perder o brilho mas umas tostas com doce de damasco caseiro…miam miam…

· As despedidas com um “Pró ano ..há mais!!! “